Você sabe como será o SEO no futuro em 2017?

Tempo de leitura: 9 minutos

Certeza que você já se perguntou mais de uma vez, Como será o SEO no futuro (2017)?

Todos nós sabemos que em SEO, antecipar-se à concorrência sabendo como evoluirão os motores de busca, sobretudo o Google nos próximos anos, pode nos fazer estar na frente do resto, definindo estratégias rápidas e otimizadas para os motores de pesquisa.

Na verdade, é quase impossível prever como irão funcionar os motores de busca são o futuro, por isso devemos analisar as tendências e nunca concentrar todos os nossos esforços em uma única técnica ou ponto.

Agora, o posicionamento web, trata-se de fazer 100 coisas um pouco melhor que os outros e não um 100% melhor do que o resto, o SEO que você conheceu há 5 anos, se foi para não mais voltar.

Link Building, SEO, onpage, Conteúdo de Qualidade, ainda continuam a ser os reis

É verdade que técnicas como o Link Building, SEO, onpage, conteúdo, continuam tendo valor SEO mas, a união faz a força. Estratégias como a criação de conteúdos, redes sociais, posicionamento local, Private Blog Network, Linkbuilding de qualidade ou estudo da concorrência continuam a ser o Top do SEO, mas não separadamente, eles agora estão unidas.

Hoje vamos tentar ver o futuro do SEO, que teremos que fazer hoje para estar melhor posicionados amanhã, porque acredite ou não, a sua competência pensa como você, e só fazendo SEO antes e melhor, você pode estar por cima deles nos principais buscadores de internet.

As redes sociais (RRSS) dão mais força

As redes sociais foram o imposto e a quantidade das mesmas que surgiram, juntamente com a qualidade que souberam ter, têm motivado a busca para levá-los em conta. Mesmo o Google criou sua própria rede social.

Tal é a importância que o Google não só está começando a ter muito em conta as redes sociais, mas já começou a planejar as alterações em seu algoritmo para que as redes sociais são já, como mínimo, um filtro de relevância e tenham em conta o posicionamento web.

Já hoje em dia, as redes sociais influenciam o posicionamento real das páginas e blogs, quanto mais tráfego gerado pelas redes sociais para sites, melhores são seus resultados e a tendência neste aspecto, vai crescendo nos próximos anos.

A partir de agora, teremos que ter em conta as redes sociais que devemos usar para a nossa empresa, dependendo do que você deseja alcançar.

O conteúdo é o segredo do SEO

O Conteúdo é reiPara a maioria de peritos de SEO, o conteúdo é, atualmente, o fator determinante de qualquer resultado no Google. A pesquisa deu importância absoluta ao conteúdo e daí que digamos que O conteúdo é o rei do SEO.

Mas, como em tudo em SEO, terá que evoluir e o futuro do seo nos diz que não apenas teremos de criar conteúdo de qualidade, mas que terá que estar bem redigido, com H1, H2.. listas, citações, etc…

Os principais fatores do conteúdo atuais e de futuro que teremos que levar em conta na hora de gerar conteúdo são os seguintes:

Publicar conteúdo de forma periódica

Se queremos fazer um bom SEO, publicar regularmente artigos em nosso site ou blog, é um tema primordial, mas lembre-se que, todos os pontos que veremos em SEO, o são. Vamos começar com os fatores de SEO do conteúdo:

Publica diariamente, semanalmente, quinzenalmente, mensalmente, mas publica:

É fácil, você tem que criar conteúdo, mas não qualquer conteúdo. Se acha que pode publicar 4 artigos bons por mês, publica 4, mas fazê-lo.

Faça de cada publicação, uma necessidade:

Se você decidir publicar a cada semana, escolha um dia e faça isso sempre. Toda segunda-feira à mesma hora, gera o seu conteúdo para criar necessidade aos seus usuários e dá-lo ao Google o que procura. Tenta postar, sempre no mesmo dia e por volta da mesma hora.

Crie conteúdo de qualidade

Não surpreende, né? O conteúdo é o rei e sempre será. Escreva artigos de qualidade, te darão mais facilidade para posicionar-nos buscadores e sua viralização será mais simples. Desta forma, matar dois pássaros com um tiro e teremos tráfego por duas vias ótimas.

No futuro (e presente), você terá que trabalhar e documentar seus conteúdos para cada palavra, incluindo resulte de qualidade e relevante para o Google e para os usuários.

Erros comuns:

  1. Não cometa erros de ortografia, todo o mundo os odeia… não só o Google.
  2. Gera links de qualidade, tanto de entrada como de saída. Não trafiques com links de baixa qualidade, porque a quantidade não importa.

Crie conteúdo extenso, não seja preguiçoso

Se já hoje, é um fator determinante, no futuro terá um valor extra contra os que não querem trabalhar bem o seu conteúdo.

Atualmente, o número mínimo de palavras que todo SEO tem na cabeça, são 300. já hoje em dia, 300 palavras ficam escassas e, pessoalmente, sempre recomendo 600, para que seja um conteúdo posicionable.

No futuro, esse número vai aumentar, mas de momento é cedo para dar um retorno, eu ao menos não o farei. Mas se quiser uma figura, escreve 10 palavras mais do que a sua concorrência.

O sexo no conteúdo?

O vídeo a cada dia tem mais valor nas buscas do Google, algo de prever do que comprar a plataforma Youtube em 10 de Outubro de 2006 por 1300 milhões de euros. A dia de hoje, a inserção de vídeos ajuda a posicionar as nossas páginas web e no próximo ano, será a mais.

Palavras-chave estilo Long Tail (cauda longa)

As palavras-chave de cauda longa têm a missão de estar lá quando as pesquisas sejam por voz. No futuro, não iremos procurar por palavras-chaves curtas, já que, o faremos através de um microfone.

Sem dúvida, teremos que criar palavras chaves em vista essas pesquisas, para que o conteúdo será a chave para estar nos primeiros resultados do Google.

Busca semântica, o novo Google

Com a busca semântica Google deu um salto de qualidade em sua pesquisa diferenciando-se padrões semelhantes em termos de pesquisa. Uma das grandes expectativas para o próximo ano é a busca semântica, que juntamente com a pesquisa por voz são o futuro do SEO.

O Link baiting ou Link building? O futuro é do…

O link baiting é um termo relativamente novo e é definida como a estratégia de SEO baseada em obter de forma indireta links para o seu site ou blog, graças ao conteúdo de qualidade que tem nela.

Faz tempo que isso de conseguir links para seu site, ficou complicado. Cada vez é mais difícil conseguir esses links que dão autoridade à sua página ou domínio e, graças a esta nova técnica, trata-se de tornar possível que o sangue que corre pelas veias do SEO, os links, continuem fluindo.

O objetivo é que outras páginas da web, que se interessem por seu conteúdo e o ligam a partir das suas. Uma técnica relacionada com esta, é a criação de PBN, a criação de Private Blog Network de qualidade é o presente e parte do futuro, sempre e quando sejam feitas com conhecimento e cuidado.

Teremos que colocar muito mais tempo na geração de conteúdos, mas o resultado será bom para o SEO. Como você pode ver, a maioria das técnicas são baseadas em conteúdo de qualidade.

Dispositivos móveis, SEO Local

É o futuro, é o presente. O SEO local gerado pela expansão dos smartphones já é uma realidade.

O tráfego de internet no Brasil que geram os móveis (Smartphones) no momento, é de 33% do total. Isto quer dizer que uma em cada três visitas que recebe uma página da web, é por meio desses dispositivos. É compreensível que o Google, assim como o resto de buscadores, colocar o empenho em melhorar essas pesquisas.

De acordo com números de vários portais, se este ritmo contínua, para 2017, metade do tráfego da web será gerado por um dispositivo móvel, a tendência está em alta e todos temos que remar para esse endereço.

O web design responsive também terá muito a dizer sobre este aspecto, mas não é novidade, é uma realidade muito crua para alguns sites.

A Google gosta que cada web este otimizada para todos os formatos e ter um site responsive, fará com que o seu site esteja melhor ranqueada que a concorrência. Mas há que insistir, isso não é futuro, é presente.

Aplicativos como o PageSpeed Tools Insights nos fazem estar informados sobre a classificação de nosso site.

O SEO para dispositivos móveis

O SEO Local estão unidos desde o primeiro dia, graças ao Google. As pesquisas geolocalizadas têm influenciado os resultados de buscas e temos que ter isso em conta. Ter domínios com palavras-chave como Madrid, Valência, Barcelona, nos farão ganhar posições nos motores de busca.

Melhora a velocidade de carregamento de sua página

A qualidade e velocidade de carregamento de um site, está começando a sr crucial para o Google. Os padrões são a paixão do Google e pouco a pouco o vai fazendo, deixando para trás todos aqueles que sejam livres. Um site de carga lenta, terá um destino nada agradável dentro dos resultados das buscas de internet.
Usa PageSpeed Tools para saber que a pontuação tem e corrige todos os erros que lhe diga o Google.
Já sabe, otimizar o site para que você fizer o upload de uma forma rápida, vai ser uma das funções mais importantes do que os web designers devem ter em conta para o posicionamento web do futuro.

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