Twitter Analytics: Guia para iniciantes

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você tem conta no Twitter e quiser conhecer as suas estatísticas, você tem que conhecer esta ferramenta e saber como usá-lo para extrair a informação que lhe ajude a cumprir com seus objetivos, como ganhar visibilidade e atrair tráfego para seu site.

Neste post vamos ver como podemos acessar essa ferramenta gratuita e como podemos interpretar os resultados que nos vai fornecer sobre o nosso perfil no Twitter.

  1. Que é o Twitter Analytics.

É uma ferramenta gratuita do Twitter que lhe permite analisar o seu perfil e que está disponível para todos os usuários da rede social. Com esta ferramenta você pode:

  1. Fazer um acompanhamento dos seguidores que você ganha ou perde.
  2. Consultar quantos usuários viram seus tweets.
  3. Saber quantos usuários clicaram no link ou na imagem de um tweet.
  4. Saber quantos usuários são retweeteado, mencionado ou marcado como favorito sua publicação.
  5. Consultar quais são as publicações que mais gostou em seu público.
  6. Conhecer o seu público-alvo (sexo, gostos, lugar de procedência, etc.).

Isso vai te permitir monitorar suas ações para conseguir melhorar a sua eficácia e melhorar seus resultados.

  1. Como podemos acessar o Twitter Analytics.

Para acessar o Twitter Analytics devemos acessar o nosso perfil no Twitter e clique sobre a nossa imagem de perfil, que aparece na barra superior, à direita. Foi-nos exibido um menu em que você tem que apertar sobre o google Analytics.

Também podemos aceder a partir do motor de busca do Google, introduzindo os termos “Twitter Analytics” e clicando no primeiro link, ou clicando aqui. Se temos o nosso perfil no Twitter aberto, nós detectamos diretamente e nos muestrará nossas estatísticas.

  1. Página inicial: “Resumo de 28 dias”.

O primeiro com o que vamos encontrar é um resumo dos últimos 28 dias de tua conta. Isso nos permite observar as mudanças que houve no nosso perfil, com relação ao período anterior.

Nele podemos obter informação sobre:

  1. O número de tweets que fizemos nesse período de tempo.
  2. O número de impressões que tiveram esses tweets.
  3. As visitas que foram feitas em nosso perfil.
  4. As menções que temos obtido.
  5. E o número de seguidores.

Ao lado destes números, encontramos um percentual ou número que nos dirá se temos melhorado ou piorado em relação ao período anterior.

Com esses dados, podemos ver se precisamos redefinir a estratégia ou se funciona bem, dependendo de se ter atingido os nossos objectivos mensais ou não.

  1. Página Inicial: Resultados mensais.

Sob estes resultados encontraremos os resultados que temos obtido em cada mês. Isto permite-nos ver:

  1. Qual é o nosso tweet principal ou que mais sucesso tem tido.
  2. Qual é a menção principal ou que mais sucesso tem tido.
  3. Quem foi a nossa fã page ou com maior relevância.
  4. Qual é o tweet com multimídias principal ou que melhor tem funcionado.
  5. Conhecer um resumo das estatísticas este mês:Número de tweets que você publicou.Impressões totais que tiveram seus tweets desse mês.Visitas em seu perfil.Número de vezes que você mencionou.E o número de seguidores novos, o que pode ser negativo no caso em que tenha perdido mais seguidores que você ganhou.
  6. Guias: “Tweets”.

Nesta seção você poderá analisar as estatísticas de cada um dos tweets que você publicou, em seu número de impressões e interações e a sua percentagem de interação, ordenados pelo tempo (do mais recente ao mais antigo). Além disso, podemos consultar as várias gráficas sobre as impressões de nossos tweets (na parte superior da página) ou sobre as interações (no lado direito da página).

  1. “Audiências”.

Nesta seção iremos encontrar informações sobre os nossos seguidores e a nossa audiência orgânica, como seus interesses, a sua operadora de telefonia móvel, seu gênero, sua língua principal, sua idade, seu país ou sua região.

  1. “Eventos”.

Nesta secção poderá consultar ou pesquisar eventos no Twitter. Para isso, temos 3 filtros para fazer isso: data do evento, tipo de evento e a situação geográfica.

Também podemos consultar ou pesquisar esportes por data ou localização, consultar eventos sobre filmes ou consultar tendências recorrentes.

  1. Suspenso “Mais”.

Nesta seção podemos obter mais informações sobre:

  • Vídeos (versão Beta): onde poderemos ver as visualizações dos tweets com imagens que publicamos.
  • Gerir aplicações: permite definir as apps que você quer promover, usar os criativos otimizadas ou chegar para os usuários apropriados através da segmentação.
  • Realizar um acompanhamento de conversões: se temos criado uma etiqueta para o nosso site, poderemos acompanhar as interações dos usuários com os anúncios que tenhamos criado no Twitter.

E agora, você já pode começar a visualizar os seus resultados e interpretá-los com o Twitter Analytics.

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