SEO Para as Pequenas e Medias Empresas

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seo para pequenas e medias empresasSEO Para as Pequenas e Medias Empresas

A otimização de sites vem sendo amplamente difundida como uma eficiente estratégia de marketing digital não só para as grandes empresas, como também, para os empreendimentos que estão começando – ou se consolidando como referências – no mercado.

O termo SEO (Search Engine Optimization) consiste em um conjunto de estratégias que, quando bem aplicadas, possibilitam a melhor otimização do site, blog ou loja virtual em questão. Vale lembrar que as ações garantem resultados de médio a longo prazo e visam, principalmente, maior visibilidade para o negócio ou empresa nos principais motores de busca (com destaque para o Google).

Com estratégias de SEO bem planejadas, o site passa a receber um número muito maior de visitantes qualificados, ou seja, indivíduos que com potencial de conversão, aqueles que verdadeiramente se interessem pela sua marca, por seus produtos ou serviços oferecidos.

Por quê é importante SEO para pequenas e médias empresas?

Hoje, as estratégias de SEO são fundamentais não só para os e-commerces, ou seja, lojas essencialmente digitais, como também para empresas de todos os portes e segmentos que realizam suas vendas localmente, na região geográfica onde atuam.

A razão é simples. Já no início do processo de compra, muitos são os consumidores que realizam buscas na internet – de modo a encontrar o melhor preço, a melhor qualidade, a melhor condição de pagamento, maior proximidade e enfim, outros aspectos que podem ser resumidos em “o melhor custo x benefício”.

E se você acha que esse público é limitado, saiba que, segundo pesquisa divulgada pela TNS Brasil, em Janeiro de 2016, 69% dos consumidores pesquisam na internet antes de efetuar as suas compras. Com o surgimento da internet, nasceu também um novo tipo de consumidor. Ele já não está só interessado em comprar. Ele quer comprar o melhor produto, o que melhor satisfaz suas necessidades (mesmo que elas sejam puramente emocionais). A compra também precisa ser rápida e benéfica no sentido de pagamento, entrega e proximidade.

E quem ganha espaço neste cenário são, principalmente, as pequenas e médias empresas. Não à toa, se você é empreendedor, com certeza já deve ter ouvido a seguinte frase incontáveis vezes: “o que você ainda está esperando para apostar em SEO?”.

E do mesmo modo que já deve ter ouvido muito essa frase, não deve ter ouvido razões que realmente justifiquem essa escolha. E se por ventura você também faz parte deste grupo, chegou ao lugar certo. Neste artigo, você irá conferir a importância da aplicação de estratégias de SEO para o posicionamento de pequenas e médias empresas.

O Retorno Sobre o Investimento (ROI) com SEO

O ROI (tradução da sigla em inglês = retorno sobre investimento) em SEO é altíssimo. Isso porque, quando bem aplicada, a estratégia é capaz de aumentar a visibilidade da marca, tornar seus produtos e serviços conhecidos e, quem sabe, pode até mesmo capacitá-la como uma referência no mercado em seu segmento de atuação.

Sendo assim, o SEO é uma garantia de tráfego altamente qualificado e frequente para o website de pequenas e médias empresas. É assim que elas conquistarão (a médio e longo prazo) espaço digital no mercado em que atuam.

O investimento em SEO também tem o diferencial de ser financeiramente viável, mesmo para as empresas que estão começando no mercado. Seus resultados prometem ser mais atrativos do que quando em comparação a outras estrategias marketing digital, como é o caso da promoção de campanhas com links patrocinados ou ainda, campanhas de e-mail marketing. E o melhor: gastando cada vez menos para atingir cada vez mais um volume maior de pessoas qualificadas, o famoso trafego orgânico. Essa conta é inversamente proporcional em se tratando de links patrocinados: é necessário investir cada vez mais para se obter um maior volume de tráfego PAGO não ORGÂNICO.

Garantia de posicionamento regional/geográfico

Atualmente, 76% dos consumidores brasileiros recorrem à internet antes da realização de uma compra – mesmo que tenham o objetivo de finalizá-la na loja física.

Mas por quê? Simples…

Vamos imaginar um exemplo. Quem você imagina que é o público alvo de uma dedetizadora de insetos? De modo geral, ele é composto por indivíduos que estejam passando por problemas de infestação de animais como baratas, cupins, ratos e outros – seja em sua residência, comércio ou empresa.

Quem precisa deste tipo de serviço pela primeira vez provavelmente ainda não conhece uma dedetizadora. E qual é o método mais simples e rápido para encontrar uma empresa que preste tal serviço? Internet.

As palavras-chave que serão pesquisadas nas serps de pesquisa são, em geral, com caracteríticas de geolocalização: dedetizadora de insetos na “cidade x,y,z“; serviço de dedetização em “tal bairro ou região da cidade”, desentupidora “perto da rua X, Cidade y”e, seguem assim as buscas, cada vez mais focadas em geolocalização. E é aí que a sua pequena ou média empresa, local, entra na regra do jogo.

Quando precisam de um novo produto ou serviço, os consumidores têm dois objetivos: o melhor custo x benefício e a maior proximidade. A proximidade geográfica, por sua vez, implica tanto em uma negociação facilitada, como também, em rapidez na entrega do produto ou na realização do serviço. Não importa se você tem uma loja física, a busca é digital e é regionalizada.

As estratégias de SEO permitirão que a sua empresa sempre seja encontrada quando algum problema surgir esteja ele relacionado à necessidade de comprar algo ou contratar serviços. Voltando ao exemplo, se por outro lado, a dedetizadora de insetos não estivesse presente na internet, pasmem: 76% dos seus consumidores em potencial atuais nem se quer saberiam que ela existe naquela região geográfica.E esse número está em constante crescimento.

Para saber se é verdade ou não, veja por si só, por seus familiares ou amigos mais próximos. Quando é preciso realizar a compra de um produto ou contratar a prestação de um serviço que você ainda não conhece, onde se iniciam as buscas?

Sendo assim, as estratégias de SEO permitem que a sua pequena ou média empresa ganhe posicionamento local/geográfico, já que ¾ dos moradores da sua região sempre procurarão nos motores de busca por palavras-chave relacionadas não só ao serviço ou produto que precisam, como também, cidade, bairro ou comunidade onde a empresa está localizada. Afinal, do que adiantaria encontrar uma ótima dedetizadora há 400 km da sua casa? Pense nisso.

Destaque-se em relação aos concorrentes

Vamos imaginar que no seu bairro existem três panificadoras. Para se destacarem perante a concorrência, é preciso apostar em várias estratégias. E uma delas pode ser o SEO. Por quê? Quando panificadoras forem pesquisadas no seu bairro, a sua será a única com presença digital, ou melhor, a única que se deu ao trabalho de aparecer nos buscadores, mesmo sabendo que o seu trabalho seja essencialmente realizado em uma loja física.

Além disso, essa pode ser a chance da sua pequena ou média empresa apostar em palavras-chave que a destacarão perante à concorrência. Algumas palavras-chave que poderiam surtir ótimos resultados de vendas para o caso da panificadora, por exemplo, seriam: “bolos por encomenda bairro tal”; “salgadinhos para festa bairro tal”; “doces gourmets bairro tal” e assim por diante. Uma boa forma de se destacar, certo?!  Então não esqueça, use estrategias digitais para ser encontrado localmente e mais, seo é para as pequenas e medias empresas – não esqueça.

Conversão de produtos e serviços

E falando em se destacar, obviamente, as estratégias de SEO também são grandes aliadas na conversão de produtos e/ou serviços do seu negócio. Isso porque uma empresa bem posicionada no Google (seja ela pequena, média, grande ou multinacional) estará entre os primeiros resultados encontrados pela busca orgânica dos usuários. Neste sentido, ela faz parte das poucas empresas que ganharam não só a atenção, como também, a credibilidade do usuário: ele sabe que você está entre os primeiros do Google por uma boa razão.

Veja por você mesmo. Imagine que está tendo um dia corrido e precisa encomendar um bolo para o final da tarde com urgência. Você prefere ir pessoalmente às três panificadoras perguntar se elas fazem bolo por encomenda, ou prefere buscar na internet e, em seguida, finalizar a compra com aquela que você tem certeza de que presta o serviço com a qualidade e dedicação que você procura?

Se torne uma referência

É claro que nem sempre os seus clientes estarão interessados exclusivamente em comprar – muitas vezes, tudo o que eles querem é se relacionar com a marca. O consumidor pode querer tirar dúvidas, expressar sua opinião, fazer comentários e quem sabe, pode finalizar com uma compra.

Por fim, vamos para o nosso último exemplo. Vamos supor que você tenha uma empresa pequena e bem segmentada na área de design de interiores. Se ela estiver bem posicionada com estratégias de SEO, seu consumidor em potencial poderá chegar ao site simplesmente para conferir dicas de decoração de apartamentos, dicas de cores para pintura das paredes, dicas para maximizar ambientes e assim por diante.

Esse visitante em potencial pode ser só um indivíduo curioso, que planeja uma reforma decorativa na casa. Porém, após se informar com as dicas do seu negócio e perceber o domínio dele acerca daquele conteúdo, é muito provável que o visitante o escolha na hora de decorar, na prática, a sua casa ou outro estabelecimento.

A aplicação de estratégias de SEO para pequenas e médias empresas permite que elas se tornem referência no segmento do mercado em que atuam. Por isso, mesmo quando o objetivo delas é essencialmente o de informar, as chances de que os leitores se tornem consumidores em potencial são grandes.

Então, se você tem uma pequena ou media empresa, mesmo que não seja uma empresa digital, agora que você já conhece a importância do SEO para pequenas e médias empresas, não hesite em aplicá-lo ao seu negócio, você terá resultados positivos no seu faturamento do seu negócio.

 

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