SEO de Resultado: Conversão e Posicionamento

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seo conversao e posicionamento googleTodos sabem o quanto a internet é importante na manutenção de qualquer negócio e o quanto ela pode ser positiva e efetiva na sua contribuição para vendas, fixação de marcas, entre outras necessidades que todas as empresas têm.

Mas, apesar de muitas vezes os empresários acreditarem que o investimento em site, perfis em redes sociais e em outros meios que possam garantir uma presença digital, seja suficiente, na verdade existem outras questões que podem deixar o tráfego e a conversão das visitas em negócio menos eficientes.

Saiba que, além de conhecer o seu negócio na prática, é preciso também à consciência do que ele precisa ser na internet e quais os resultados você quer alcançar utilizando essa poderosa ferramenta que liga a sua empresa ao mundo. Assim como em qualquer negócio, é possível acompanhar todos os progressos e estagnações, obstáculos e outras questões também virtualmente.

Por isso é tão importante saber quais são os seus objetivos, inclusive em presença digital, e lutar por eles de maneira efetiva. A boa notícia é que já existem diversos meios para diagnosticar erros e acertos, assim como para melhorar toda a sua imagem na internet, além de aumentar o seu fluxo de visitas e conversão em vendas.

 

Melhor posicionamento em pesquisas Google

O Google atualmente é a principal ferramenta de busca virtual e um dos mais importantes meios de busca de informações sempre que um cliente em potencial deseja ter informações sobre os produtos e serviços que pretende adquirir, assim como as empresas que podem atender a essa sua necessidade. Porém, para conseguir esse resultado que o Google pode gerar, os especialistas em marketing digital alertam: Não basta apenas estar no Google, é fundamental estar bem posicionado no Google.

E essa necessidade é comprovada por números, afinal, estudos recentes mostram que mais de 70% dos usuários, clicam apenas nos três primeiros resultados de cada pesquisa e mais de 80% das pessoas que realizam uma busca não chegam até a segunda página, contentando-se ou levando em consideração apenas as empresas que aparecem logo na primeira página.

Por isso, se a sua empresa não está disposta a abrir mão dessas pessoas, aceite a ideia de precisar investir mais e de maneira constante na presença digital do seu negócio e na melhora do posicionamento em pesquisas realizadas no Google.

 

A necessidade de destacar-se dos seus concorrentes

É claro que uma empresa que não aparece logo no início dos resultados da busca já tem um problema a ser solucionado, afinal, todo o tráfego que pode ser gerado pelo Google acaba não sendo convertido em visitas e muito menos em vendas, denotando uma incapacidade dos seus meios digitais em trazer os resultados que você espera para o seu negócio.

Porém, mais do que essa preocupação, você já parou para pensar que se a sua empresa não está entre os primeiros resultados quem é está? Se ainda não, saiba que a resposta é ainda mais preocupante, pois se trata do seu ou dos seus concorrentes.

Isso porque, vamos considerar que você tenha uma loja de roupas para crianças, no Centro de Belo Horizonte-MG, por exemplo. Se você não tem nenhum tipo de investimento neste melhor posicionamento, saiba que ao digitar palavras como “roupas infantis”, “Centro”, “Belo Horizonte”, “roupas para crianças em Belo Horizonte”, entre outras palavras-chave que possam remeter ao seu negócio e gerar visitas e vendas para a sua empresa, acabam indo para as suas concorrentes por um único detalhe: falta de investimento em estratégia digital.

Portanto, ao não investir em estratégias efetivas para o seu marketing digital, além de estar boicotando o seu próprio negócio, você também está impulsionando as empresas concorrentes. Esses 70%, 80% de pessoas que deixam de visitar o seu site, visitam o site da concorrência, que se contar com as estratégias corretas, vai transformar essas visitas em negócio, faturamento, lucro e mais dinheiro para investir em negócios com clientes que poderiam ser seus.

 

SEO (Search Engine Optimization)

Provavelmente você já entendeu a importância de estar bem posicionado nas pesquisas do Google, mas é bem possível que ainda não saiba como isso pode ser feito. E a resposta é uma expressão cada vez mais popular em marketing digital: SEO, que á a sigla para “Search Engine Optimization”.

Na prática, trata-se de uma série de estratégias de marketing, unidas a investimento financeiro para melhorar o posicionamento de um site ou empresa. Os profissionais acostumados a criar esse tipo de campanha e estratégias de melhor posicionamento são unânimes ao dizer que para conquistar resultados efetivos nem o investimento e nem a estratégia podem andar sozinhos, já que as duas coisas são extremamente complementares.

Isso porque para sair na frente de seus concorrentes, não adianta apenas pagar mais para garantir o topo nas pesquisas Google, é preciso também um estudo um pouco mais complexo das palavras-chave importantes para o seu negócio, para que então efetivamente você consiga entrar nesta disputa conseguindo os melhores resultados para sua empresa.

Para isso, é preciso ter certo conhecimento técnico, pois sem o conhecimento profissional sobre índice de qualidade atrelado a suas palavras-chave, é muito possível que você erre tentando pagar um valor mais alto do que deveria, enquanto não é só isso que é levado em consideração para uma melhor localização em pesquisas Google.

Mesmo assim, ainda existe quem goste de fazer tudo isso sozinho, sem a ajuda de um profissional. Isso não é indicado, mas é possível, desde que você tenha tempo para se aperfeiçoar, fazer cursos, buscar referências na internet, entre outras fontes de informação sobre o assunto. Essa é uma questão relativa, que cada profissional ou empresário deve decidir de acordo com o seu senso crítico, sempre tendo em mente, que muitas vezes o importante é focar no negócio e contratar pessoas que já possuem o conhecimento técnico para gerenciar as estratégias de SEO da sua empresa. A primeira vista, isso pode parecer um gasto desnecessário, porém, a falta deste profissional pode resultar em perdas bem mais significativas, por isso pense bem.

Independente da contratação de um profissional ou não, vale a pena se informar sobre o tema. Hoje em dia, além das informações oficiais do Google, que são bem relevantes, existem diversas explicações técnicas muito didáticas em sites e no Youtube, por exemplo. Consumir esse tipo de informação provavelmente o deixará mais seguro sobre esse investimento.

 

Essas estratégias realmente trarão resultados ao meu negócio?

Tenha uma coisa em mente. Hoje em dia o online não é apenas um investimento único, que trará um resultado milagroso do dia para a noite, por isso muito da melhoria das suas vendas devido ao maior número de visitas depende muito de você e das estratégias que a sua empresa irá utilizar para tornar esse crescimento do tráfego efetivo também em vendas.

Por exemplo, você se lembra daquele número de que mais de 70% das pessoas que realizam buscas clicam apenas nos três primeiros sites ou aquele, de que mais de 80% sequer passam da segunda página de resultados de pesquisa? Se você estiver no topo desses resultados, está comprovado, que essas pessoas chegarão até a sua empresa e naturalmente gerarão mais vendas, porém como você pode tornar isso ainda mais adequado e lucrativo para o seu negócio?

Aquele cliente potencial, que chegou ao site da sua empresa após uma pesquisa ao Google, provavelmente já tem interesse no seu produto ou serviço e quer comprá-lo em algum momento, cabe a você desempenhar táticas de pré-venda, venda direta e pós-venda usando estratégias personalizadas, assim como faz no seu negócio off-line. Por exemplo, veja se o seu site tem todas as informações e produtos expostos de maneira fácil e organizados, com riqueza de informações técnicas e formas de pagamento, por exemplo. Certifique-se de que todos os seus canais de informação estão visíveis e atuantes de maneira eficiente. Corrija todos os erros que perceber nestes sentidos.

Invista em outros meios para transformar em venda uma visita simples. Por exemplo: tenha um mecanismo de e-mail marketing ou mala direta para avisar o seu cliente em potencial sobre promoções ou condições especiais para adquirir aquele produto que ele já havia mostrado interesse. Considere o remarketing, que mostra aquele produto que o seu futuro cliente já visualizou, mas ainda não adquiriu como anúncio em outras páginas.

Use todos os meios digitais que tem nas mãos para descobrir o porquê aquele cliente não está finalizando a compra e faça o diagnóstico se aquela questão é isolada ou uma constante, que pode atrapalhar suas vendas também com outros clientes. Cadastre todos os seus compradores ou visitantes do site em geral. Isso ajudará a traçar metas de vendas baseadas em idade, hábitos de consumo, classe social, entre outros meios que servem para identificar os erros e os acertos virtuais de suas vendas online e torná-las melhores.

Entenda que não é porque é o site, ou um negócio virtual, que não é possível traçar metas, desenvolver o negócio, assim como qualquer outro, considerando cada etapa de uma venda. Pelo contrário, essas táticas são extremamente poderosas e indicadas também para o seu negócio online.

Portanto, tenha certeza, que com um melhor posicionamento nos resultados de pesquisas do Google, você terá um fluxo muito superior garantido em seu site, porém cabe à sua estratégia de negócios, a possibilidade de tornar tudo mais lucrativo para o seu negócio.

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