O uso de redes sociais como estratégia de Marketing

Tempo de leitura: 4 minutos

  1. Por que é importante estar nas redes sociais?
  2. Como tirar partido das redes sociais para dar a conhecer os nossos produtos ou serviços.
  3. Análise de nosso público-alvo
  4. Em quais redes sociais me interessa ter uma presença?
  5. Redes sociais mais frequentes

Por que é importante estar nas redes sociais?

É Cada vez mais vital importância usar as redes sociais como estratégia de Marketing, já não é suficiente ter um site onde o informar sobre os nossos produtos ou serviços. A página web é importante para nos dar a conhecer e vender os nossos produtos online, é a nossa marca pessoal, nos dá a vida na Internet, mas hoje em dia não podemos nos conformar com estar presentes somente em uma página web, mas que temos que estar nas redes sociais. Não estar nas redes sociais é como não existir e a nível empresarial nos interessa existir. O passo seguinte é obter o máximo de desempenho possível, interagir com nossos clientes e fornecedores e publicar conteúdo de qualidade. Desta forma também podemos atrair novos potenciais clientes, sempre que os conteúdos sejam de qualidade. Se não temos muitos conhecimentos sobre redes sociais e não temos tempo para dedicar, sempre podemos contratar uma pessoa especializada em redes sociais, um Community Manager. Devemos também ter presente que uma rede social não serve para vender, se quiser vender através das redes sociais, esqueçam, isso é só o poderá fazer através da página web. Uma rede social é simplesmente uma forma de se aproximar do cliente e dar a conhecer os nossos produtos ou serviços, mas nunca obteremos benefícios por isso.

Como tirar partido das redes sociais para dar a conhecer os nossos produtos ou serviços

Agora que nós já fizemos uma introdução às redes sociais-vos vou já explicar algumas estratégias e algumas regras que devemos ter em conta para tirar o máximo proveito de nossas redes sociais.

  • Todos os conteúdos que publiquemos devem estar relacionados com o produto ou serviço que oferecemos.
  • Os conteúdos devem ser sérios e de qualidade.
  • Participar e publicar pelo menos duas ou três vezes por semana em cada plataforma em que estamos presentes.
  • Nós Podemos publicar um meme para dar um toque de humor. Mas olho com os memes, não devem ser ofensivos, nem temos que abusar deles, só publicá-los de forma pontual, caso contrário, daremos uma imagem informal de nossa empresa e não queremos isso.
  • Interactuemos com nossos clientes e fornecedores, através das redes sociais. Ser educado com eles e responder a todas as suas perguntas ou sugestões.
  • Não permitir comentários ofensivos.
  • Não discutir, através das redes sociais.

Análise de nosso público-alvo

Antes de abrir uma conta em uma rede social, temos que pensar no nosso público-alvo. Faremos uma análise em que nos apresentá-las algumas das seguintes perguntas:

  • O público que queremos atingir?
  • Qual é a faixa de idade de nosso público-alvo?
  • Como nós Vendemos ou oferecemos serviços a nível local, distrital, regional, nacional ou internacional?
  • O que queremos alcançar com a rede social?

Em quais redes sociais me interessa ter uma presença?

É conveniente estar no maior número possível de redes sociais, depois de fazer a análise de nosso público-alvo, devemos ser nós mesmos os que façamos uma reflexão em que redes nos interessa estar. Teremos que fazer uma pesquisa na Internet de todas as redes sociais existentes e qual se adapta mais às nossas necessidades.

Redes sociais mais frequentes

No seguinte infográfico podemos ver as redes sociais mais frequentes no nosso país com uma breve descrição de cada uma delas e o público mais frequente nas redes de acordo com a faixa etária. Mas isto só é a modalidade de orientação. Há muitas outras redes sociais muito úteis e cada vez mais a idade esta deixando de ser uma barreira para os usuários, que cada vez é mais raro ver-se pessoas de média e avançada idade de se familiarizar com as novas tecnologias. A dia de hoje o Facebook é a rede social preferida para os usuários com mais de 35 anos. Outras redes sociais que também deve interessar é o Linkedin, uma rede social que podemos explicar a nossa trajetória profissional e acadêmica e compartilhá-lo com nossos contatos, outros também se precisamos de pessoal para a nossa empresa, podemos encontrarpessoas que estejam embusca activa de emprego e marcar uma entrevista com eles. Também seria interessante estar no Google+ ainda é uma rede social que esta perdendo reforço, a nível de SEO pode nos interessar.O Youtube pode ajudar-nos a conhecer e aproximar-nos dos nossos clientes de uma forma muito visual. Subindo vídeos em nosso canal do Youtube promocionaremos nossa empresa, o nosso produto ou serviço.

O uso de redes sociais como estratégia de Marketing

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