Como funciona o Google Adwords? | Blog SEO

Tempo de leitura: 4 minutos

O que é e como funciona o Google Adwords?

Aparecer como “Anúncio” no Google, não se baseia em fixar a licitação mais alta, pois, por muito alto que colocar o limite, o buscador mostrará apenas as campanhas que considere relevantes e que nos pode fazer ganhar dinheiro pela internet.

O ideal e ideal é pagar o mínimo que lhe permita superar o adversário, isto é, a licitar um cêntimo a mais do que a concorrência. Sim, a publicidade se move a cêntimos, mas o Google não só tem em conta apenas isso. O posicionamento dos “Anúncios”, configurados com o Google Adwords, depende do Ad Rank que o pesquisador dê a cada formato de anúncio para cada licitação e combinação de palavras-chave.

COMO FUNCIONA O AD RANK

O Ad Rank é um valor que atribui o algoritmo de Googe para ordenar em que posição se mostra cada conteúdo patrocinado. Figura de grande importância, por um duplo motivo: ser a que determina se o conteúdo será exibido na primeira página dos resultados de pesquisa e o seu posicionamento, e influenciar, juntamente com a concorrência da palavra-chave e o histórico publicitário da conta a utilizar, sobre o preço de licitação.

O algoritmo que define o Ad Rank leva em conta, pelo menos, estes 4 fatores: a relevância, o número de cliques, a página de aterragem, a originalidade e o formato publicitário.

  1. Relevância

O mais importante para a pesquisa, à semelhança do que acontece com os resultados orgânicos, é que os primeiros resultados que proporciona o SERP do Google respondam à pesquisa realizada e, portanto, que sejam relevantes para a pesquisa. Olho, que aqui não vale colocar mil vezes a palavra com a qual você deseja posicionar-se, em seu lugar, deverá fazê-lo de uma forma coerente e natural para atrair o clique do usuário.

  1. O número de cliques

Se o usuário clicar sobre o anúncio significa que o conteúdo, a priori, é de valor para eles e, portanto, de interesse para essa palavra-chave. Para maior for o número de cliques, melhor será seu posicionamento.

  1. A página de aterrissagem

Como acontece com o copy de nossos anúncios, a página de destino ou landing page deve ter concordância com a palavra-chave e o texto da campanha.

Neste caso, criar uma página específica de conversão, tem mais valor do que levá-los para a web. Por exemplo, em um e-commerce seria melhor levar a uma página sobre um determinado tipo de produto, que para a home.

  1. A originalidade

A original é outro dos factores mais importantes a ter em conta pelo pesquisador. Se a sua informação é copiada e colada em outros sites, o Google interpreta como uma tática de SEM negativa e, portanto, não exibirá seu anúncio na Internet.

  1. O formato

Quanto mais completa for a configuração da campanha, maior será a sua qualidade ou o Ad Rank. Neste tipo de configuração, destacam os anúncios que utilizam extensões, como chamar um clique ou configurar várias linhas de propaganda, entre outros.

como funciona o google adwords

Exemplos de formato rich text.

Tipos de anúncios publicitários

Dentro do Google Adwords, existem várias formas de publicidade: dentro do próprio pesquisador (anúncios de pesquisa), através do Youtube (anúncios de vídeo e display) ou na rede de display, os sites que contêm caixas de Google Ads.

O primeiro tipo de campanhas, os anúncios realizados dentro do pesquisador-pode licitar por aparecer como um anúncio de texto, download de aplicativo ou no Google Shopping.

como funciona o google adwords

Anúncio de pesquisa no Google.

O segundo tipo-Youtube-que se baseia no formato de vídeo ou banner animado, aparecendo em ambos os casos, dentro da plataforma de vídeo Youtube.

como funciona o google adwords

Anúncio no Youtube.

O terceiro-rede de display-permite mostrar suas campanhas de texto, banners, aplicativos ou vídeos em sites inscritos no Google Adsense – rede de display – aqueles que permitem mostrar a Google Ads no seu website.

Graças a este tipo de campanhas seus anúncios podem aparecer tanto na mídia de massa, como em blogs de influencers, temáticos, fóruns e no próprio Google Play.

como funciona o google adwords

Anúncio na rede de display.

Se quiser continuar pesquisando sobre o Google Adwords, te convido a dar uma olhada em seu site oficial, onde você pode conhecer mais a fundo cada tipo de campanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *