Como funciona o algoritmo de Instagram?

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Muito falamos sobre o que deve fazer um perfil de empresa para aparecer no feed do Facebook e melhorar o alcance de suas publicações, mas o que acontece com o Instagram? Trata-Se da rede social de moda e a preferida para usuários, influencers e marcas. Entender como funciona o algoritmo de Instagram e aprender a otimizar os critérios que se aplicam nesta plataforma é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia.

Três algoritmos de Instagram

Instagram aplica 3 algoritmos diferentes para definir a ordem em que aparecer as publicações no feed de cada usuário.

1.- EdgeRank

Se você pode gerenciar duas ou mais contas, por mais parecidas que sejam, já deve ter percebido que as publicações que aparecem no feed não aparecem na mesma ordem. Não há duas contas iguais. Qual é o motivo? EdgeRank estabelece os critérios para priorizar alguns conteúdos em relação a outros de acordo com a atividade prévia de cada usuário, e alguns deles são:

  1. Contas que mais likes tens dado.
  2. Perfis que mais você pesquisou.
  3. Contas que você enviar mensagens privadas.
  4. Contas de pessoas que você conhece na vida real.

Graças a este algoritmo, cada usuário vê em primeiro lugar, as publicações de suas contas favoritas e/ou com as que mais interage. Se a ordem de aparição fosse simplesmente cronológica, os usuários perderão a oportunidade de ver boa parte dos conteúdos que mais lhes interessam.

2.-Hashtag Search

Como determina esta rede social, as “publicações em destaque” quando procuramos um hasthag? Não corresponde apenas a publicações de contas de influencers e com um grande número de seguidores, como muita gente pensa; mas o total de interações que uma imagem recebe em um determinado tempo.

Insistimos, Hashtag Search estabelece esses critérios medindo um período determinado, e não o total, no tempo, o que quer dizer que uma publicação que se torne bem sucedida em poucos minutos você tem mais chances de se posicionar como “publicação de destaque” do que qualquer imagem que tenha um grande número de interações por levar muito tempo publicada.

Na imagem seguinte, fornecida pela Europa Press, podemos ver um exemplo:

Como funciona o algoritmo de Instagram?

3.-Instagram Stories Relevance

Posicionar-se nas Histórias de Instagram também é possível-e alguns dos critérios que aplica este algoritmo são os seguintes:

Critérios gerais:

  • Conta com uma grande interação em suas publicações
  • Contas que recebem mais mensagens privadas
  • Histórias de perfis que você procura

Baseado no histórico da conta:

  • Tempo médio de visualização das stories esse perfil por parte dos usuários
  • Número de visualizações que recebem as histórias de uma conta
  • Número de mensagens e interações que recebem estas publicações

Por estas razões, primeiro vemos as Histórias que mais se vê e que se vêem completas e que se entende que são as que mais agradam a um público determinado.

Como otimizar estes algoritmos?

No Instagram, também, devemos seguir a premissa que diz “mais vale qualidade do que quantidade”. Portanto, para melhorar as interações e a visibilidade das publicações de uma conta de Instagram, estas são algumas dicas que podemos seguir:

  1. Não postar muitas fotos consecutivas. É melhor que englobes todas em uma publicação conjunta, que acumula todas as interações em uma única.
  2. Estabelece uma publicação periódica. Nem publicar a todas as horas, nem saia da rede social. Estabelecer um ritmo adequado entre a saturação e o esquecimento manter o interesse pelo seu conteúdo.
  3. Publicado às horas apropriadas. Apesar de termos dito que o algoritmo EdgeRank posiciona-se primeiro as imagens que considera relevantes, isso não quer dizer que as novas publicações fiquem de lado. A novidade sempre é importante, especialmente para as horas de maior interação; por isso, você deve mostrar-lhe a sua audiência quando você sabe que está conectada.
  4. Não compre seguidores. Muitos seguidores falsos, sem qualquer tipo de atividade penaliza a sua conta, pois mesmo que pareça que te apoia uma grande comunidade, a relação de interação será mínimo. Além disso, você também pode exponerte que Instagram fechar essa conta.
  5. Use as hashtags adequados. As hashtags em inglês e mais genéricos só se atraem likes e comentários de bots automáticos e spam. É preferível que você aposta por uma estratégia mais específica e relacionada com a sua publicação.

Com a explicação dos três algoritmos que estabelecem a ordem de aparição de Instagram e essas 5 dicas para otimizar a sua presença e interação de sua conta, não importa o que seu perfil seja criado, ou não conte ainda com uma grande comunidade de seguidores, pouco a pouco, sua conta estará entre as grandes.

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