Como definir os KPIs em Redes Sociais

Tempo de leitura: 3 minutos

  1. O que são KPIs e para que são utilizados.
  2. Como posso definir os KPIs da minha estratégia em Redes Sociais.
  3. O erro mais comum na hora de definir os KPIs em Redes Sociais.
  4. Exemplos dos principais KPIs em Redes Sociais.

O que são KPIs e para que são utilizados?

Um KPI (Key Perfomance Indicator), também conhecido como indicador-chave de desempenho, é uma medida ou métrica que é usada para quantificar o desempenho de uma determinada ação ou estratégia com base no grau de cumprimento de nossos objetivos.

É muito importante que você inclua seus KPIs em sua estratégia de social media, na parte de medição, para poder saber se o que faz está ou não funcionando e se você estiver se aproximando de seu objetivo, visto que, em um ambiente tão mutável como o atual, o poder reagir a tempo, é uma grande vantagem competitiva.

Como posso definir os KPIs da minha estratégia em Redes Sociais?

A primeira coisa que devemos fazer é definir os nossos objectivos, tendo sempre em conta que estes devem ser SMART: eSpecíficos (Specific), Mensuráveis (de conquista), Atingíveis (Achievable), Relevante (Relevant) e Temporários (Timely).

Uma vez tenhamos fixado os objetivos que desejamos alcançar, vamos nos concentrar em definir as técnicas ou táticas que vamos fazer para realizá-los.

Por último, com tudo isso, definiremos nossos KPIs. Para isso, podemos fazer algumas perguntas como: o que queremos medir?, por que medimos este dado?, podemos comparar este dado com alguma coisa???, com que frequência devemos monitorá-lo? ou será que é importante para o nosso objetivo medir este dado?

O erro mais comum na hora de definir os KPIs em Redes Sociais

O basear apenas o sucesso ou o fracasso de nossa estratégia para o tamanho de nossa comunidade (número de eu gosto de você, fãs, seguidores ou assinantes) é um grande erro que se costuma cometer muito frequentemente.

É claro que é importante que a sua comunidade cresça, mas isso só lhe vai trazer para o seu objetivo, se ele é dar-lhe a conhecer ou dar a conhecer um produto ou serviço específico. Uma comunidade muito grande não serve de nada se seus seguidores não interagem com os seus conteúdos, uma vez que não estão fornecendo-lhe nada.

Exemplos dos principais KPIs em Redes Sociais.

FACEBOOK

TWITTER

INSTAGRAM

YOUTUBE

Número de “gosto”

Número de seguidores

Número de “followers”

Número de assinantes do canal

Número de interações (comentários, ações e reações)

Número de interações (RT, FAV, menções)

Número de interações (eu gosto de você e comentários)

Número de interações (eu gosto de você, eu não gosto de você, comentários e compartilhamentos)

Alcance das publicações

Alcance dos tweets

Alcance das publicações

Número de reproduções

Publicações no mural e mensagens recebidas

Número de impressões

Número de impressões

Duração da reprodução do vídeo

Classificações

Número de cliques em links

Número de listas em que você adicionou

Número de listas em que você adicionou

Todos estes KPIs ou métricas podem ser comparados com os resultados obtidos no período anterior, para saber se o que estamos fazendo funcionar e que devemos seguir por esse caminho, ou se, pelo contrário, não funciona e que devemos redefinir a estratégia de social media.

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