Como criar uma página da web à medida

Tempo de leitura: 4 minutos

Quando projetamos a web, quase sempre partimos da mensagem e as imagens. Estes serão aqueles que sejam capazes de definir o espaço e dar-lhe forma para conseguir o objetivo que busca a web. Mas, uma imagem vale mais que mil palavras e por isso, embora nos possa custar trabalho aceitá-lo, às vezes pelo simples atitude, não paramos para ler no seu conjunto, fazendo uma leitura entre linhas e dando mais importância às imagens ou as mensagens que serão transmitidas.

Em geral, falamos de ter em conta na hora de usar a tipografia correta quando projetamos um website. Sabemos que há que jerarquizarla, para dar a importância necessária a cada um de rubricas, escolhendo as fontes mais adequadas para cada lugar e acima de tudo, imprimindo legibilidade.

Quase sempre vamos aquilo que chama a nossa atenção e nos concentramos nisso e, portanto, devemos projetar, sabendo que temos que tirar o máximo partido mensagem e transmitir de uma forma visual aquilo que desejamos. É normal entrar em uma seção do site, por exemplo, em serviços, e se os serviços vens descritos dentro de um parágrafo de 300 palavras sem destacar em negrito, garantimos que pelo menos 70% de seus usuários não irão terminar de lê-lo.

Voltamos com uma frase que é eficaz: “Menos é mais“. Se podemos expressar a mesma coisa com menos palavras temos o sucesso e lembre-se, que se não sabe explicar com poucas palavras, é possível que você não entenda bem

É por isso que vamos dizer-lhe alguns truques, para que você pode aplicar projetar seu site web à medida, em que as tuas palavras sejam as transmissoras da mensagem e não o contrário.

1. Precisa e delimita

O mais importante quando estamos transmitindo uma mensagem, neste caso para o nosso site é que a mensagem seja tão específico quanto possível, obviamente, sem que faltem aqueles detalhes que são principais e sem os quais não compreenderíamos a espessura da mensagem.

Isso que pode parecer fácil, é uma das tarefas mais difíceis que nós tenhamos, pois sempre temos medo de que a mensagem possa ficar vazio e o interlocutor fique pela metade. No entanto, quando o conseguimos, nós sabemos que o usuário continuará com a gente e não se terá ido chato.

2. Categoriza a tipografia

Você tem que usar diferentes espessuras e tamanhos de tipografia, introduzindo títulos em todos os lugares em que seja possível.

Se temos um título que nos frente que vamos ler, temos que o usuário ajuste a sua atenção naqueles lugares em que lhe interessa a leitura. Nem todas as frases têm o mesmo significado, nem têm a mesma importância, pelo que não podemos mostrá-la da mesma forma, os títulos é o primeiro passo para categorizar.

3. Constrói o tamanho adequado do parágrafo e realiza listas, quando possível.

Os parágrafos estão bem quando lemos um artigo ou uma novela, mas nos cansam quando navegamos. É prioridade que nós, como leitores saibamos as ideias principais e, para isso, a melhor ferramenta são as listas. Dentro de um parágrafo, podemos extrair as idéias e transformarlas em pontos que serão importantes. Desta maneira conseguimos com uma única passada, ler o mais significativo de uma maneira rápida e eficaz.

4. Privilegia-se as tuas palavras

Depois de ter concretizado e entendo que temos que ter títulos que nos ajudem a ler. No entanto, e isto está muito unido à experiência do usuário, temos de mostrar a mensagem definida com aquilo de mais importante e facilitando a leitura.

Dentro da mensagem, destacamos com diferente espessura ou tamanho, adicionando alguma imagem que facilite a sua compreensão, e distribui a mensagem de forma correta.

Não é que tenhamos tido preguiça de não ler, mas que temos que priorizar nosso tempo de leitura para investir naquilo que nos for apaixonante, seja um romance de mistério ou um artigo sobre tipografia web.

Por isso, quando projetamos um site, temos de ter muito em conta o impacto que as palavras têm sobre o usuário, facilitando-lhe a compreensão e a leitura. Dessa forma, todos sairemos beneficiados, o visitante vai entender a mensagem de uma forma simples, dando-lhe a opção de se aprofundar, e tu conseguirás que este se mantenha no site por mais tempo, conseguindo que o visitante se torne um usuário constante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *