Como criar um texto legível para sua web

Tempo de leitura: 4 minutos

O que é um texto legível?

Sem muitas palavras, e para que seja simples: um texto legível é quando é fácil de ler. Isso claramente significa que o que diz tem que ter um sentido e transmitir uma mensagem, mas também leva muitos fatores, como a escolha da tipografia, o tamanho da letra, a longitude da frase ou parágrafo.

É importante que conheçamos algo importante, sem que um site não seria o mesmo e um blog não teria nenhum sentido: o texto.

Reiteramos, é talvez o elemento mais importante e o que dá sentido a um site. Sim, é verdade que, se a nossa web é sobre fotografia é secundário, mas mesmo assim, nesse tipo de blog você precisa escrever.

Desta forma, quando escrevemos em um blog, o fazemos porque queremos compartilhar nossos pensamentos, e esses pensamentos são transmitidos em forma de texto. O texto tem que ser sempre legível. Não tem muito sentido, vamos tentar transmitir uma mensagem, mas este não possa chegar aos nossos receptores, porque não se entenda.

Abaixo, compartilhamos 5 dicas para ter um texto legível em seu blog:

1. Escolha da tipografia correta

Há que ser objetivos: pode ser que sua fonte favorita seja a “Chiller”, mas tem de ter claro que não é uma fonte para usar no texto de parágrafo. Recomendamos que você use a criatividade para títulos, mas para o texto de parágrafo a legibilidade.

A tipografia que escolhemos deve ler-se claramente, portanto quanto menos ornamento melhor. Claro, isso não quer dizer que só usamos fontes sans serif, não, as serif são totalmente válidas, mas desde que tenham uma muito alta legibilidade.

web design

2. Tamanho da fonte

Hoje existem blogs que utilizam o tamanho de suas fontes mais pequeno do que deveriam usar. Foi uma moda há um tempo, que claramente tem data de validade.

Quando escrevemos, não o fazemos para nós mesmos. Pode ser que nós tenhamos uma visão de lince e possamos ler uma tipografia para o tamanho 6, mas no geral o texto da população não o faz. Nós temos que ir para tamanhos de fonte padrão. Falar de cerca de 16 pixels é um bom tamanho.

Também recomendamos usar as maiúsculas apenas nos casos que sejam necessários, nunca são recomendadas para texto de parágrafo, pois tendemos a ler mais rápido em minúsculas e, portanto, nos cansamos menos.

web design

3. Alinhamento de textos

A justificação do texto não é a forma mais eficaz de leitura do mesmo. É verdade que ficava muito preciso e fica ocupando espaço, mas os espaços entre as palavras não são as reais.

Por isso, a melhor forma (ocidental) de alinhamento do texto à esquerda. Nosso olho sempre lê-se da esquerda para a direita, por que é mais confortável. O espaçamento entre as palavras é o correto e não nos cansaremos.

No entanto, para determinados títulos ou frases que queremos destacar, podemos usar uma justificação centralizada.

web design

4. Espaçamento entre linhas e espaçados corretos

Deve existir a correta separação entre cada uma das palavras e das frases para que você entenda perfeitamente. É um fato tão ruim que aparecem muito juntas como que estas estejam muito separados. Obviamente, se estão muito juntas, estariam sobrepostos e, portanto, evitando que se pudesse transmitir de maneira correta a mensagem.

Por outro lado, se o espaçamento entre linhas é maior do requerido, podemos perder o fio da mensagem e ir descendo pela web, sem entender o que estamos lendo. Os espaçados têm que ser suficientes para não agobiar ao leitor, de cada vez que nos servem para categorizar de alguma forma o texto. Não se deve esquecer de colocar de vez em quando o espaço em branco.

web design

5. Comprimento da linha

Além do espaçamento entre linhas, devemos ter em conta o comprimento da linha de texto. Normalmente lemos de uma olhada. O que lemos deve ocupar o espaço visual de nossos olhos, nunca procurar o texto.

A melhor comprimento de texto oscila entre 40 a 70 caracteres (entre cerca de 15-18 palavras) , dependendo do tamanho do texto, pois entendemos que podemos lê-lo de uma olhada sem se sentir que é demasiado longo.

Se suas páginas são mais largas, você está trabalhando em tamanho real, você pode jogar com o texto e as imagens para obter um comprimento de linha adequada.

Em conclusão, a legibilidade do texto é o mais importante, pelo que reiteramos: Use-o com consciência, o mais importante é transmitir a mensagem e seguindo estas especificações certeza que você conseguir.

web design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *