As melhores ferramentas para analisar Backlinks de entrada

Tempo de leitura: 11 minutos

Os links são o sangue do SEO, o que faz fluir as energias entre as páginas da web e outras e o que nos dá visibilidade na rede. Além de tudo isso, o que não é pouco, né?, a reputação do site e o valor que o Google, depende em grande medida desses links. Já vimos como criar um Private Blog Network e a importância de que os links, além de serem muitos, têm de ser acima de tudo muito bons. Eu não me canso de dizer e explicar que temos que ter em conta a qualidade dos links, já que, ao contrário de tempos passados, agora a qualidade-prima sobre a quantidade (imagine se a qualidade e a quantidade é alta, seremos DEUSES do SEO).

Análise de Links de Entrada para o SEO (Backlinks)

Google muda a cada pouco tempo, os algoritmos, a sua obsessão com o dar somente conteúdo de qualidade para que se converteu ao pesquisador rei em uma máquina imparável de ofensas e sustos, todos com razão. Saber se um link é comprado, bom, ruim, etc… levou tempo e agora que têm toda a rede interior, não dar marcha-atrás em busca do ouro.

É provável que você tenha recebido penalidades, em suas páginas web ou blog, mesmo que não o saibas, graças a comprar links, vendê-los, ou por forçar links de páginas da web que nada tngan que ver com a sua. É compreensível que nos custe lançar links para sites que podem parecer, a priori, competência e pense, se os ligam do meu site eu tiro pedras em meu próprio telhado, mas, não é assim. Há milhares, ao menos centenas de sites que ligar de forma natural e não “fazer um favor”.

O mundo da internet cresce, leva bem mais de uma década, onde a cada dia nascem novas empresas e projectos relacionados com as www. Com a importância do Google e seus fatores, muitas empresas têm subido ao carro e nos oferecem tecnologia que quase imita o gigante dos buscadores. Algumas destas são gratuitas, e, claro, outras, pelo menos, têm versões de pagamento.

1.- O Google Webmaster Tools (Search Console)

As melhores ferramentas para analisar Backlinks de entrada

O Google Webmaster Tools é com toda a certeza a melhor ferramenta de backlinks do mercado. Na pesquisa de links de entrada é a mais eficaz e, além disso, como a maioria dos produtos do Google, é grátis. Conta com inúmeras ferramentas complementares a esta opção ou talvez, esta seja uma ferramenta complementar ao resto, porque são todos tão poderosos e realistas que se torna difícil saber quem é quem.

Conta com um pequeno problema que é ao mesmo tempo uma virtude, apenas os administradores do site podem ver os dados através desta ferramenta. Virtude e defeito de forma simultânea, somente você pode ver seus dados (os mais reais que poderá encontrar) e ninguém meter o focinho onde não deve, mas da mesma forma, a sua também não poderá espiar a concorrência. O mau e o bom vão juntos de mãos dadas com o Google.

Uma das ferramentas que contém Search Console do Google é a possibilidade de poder baixar os backlinks por data, a escolher, claro. Além disso, você poderá baixar todos os dados dos links em diferentes formatos, como o Google docs ou no arquivo CSV. Uma ferramenta muito completa e simples que deve estar associado a cada página ou projeto porque os dados que joga fora de são precisos e superiores ao resto. Ao fim e ao cabo, conta com a tecnologia Google.

2.- Ahrefs

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Minha segunda ferramenta favorita é Ahrefs, é uma ferramenta de pagamento, mas o que vale. Provavelmente é a mais completa de todas as restantes e com planos de assinatura a partir de r $79/mês, uma cifra considerável, dependendo do uso que vamos fazer com ela, é uma ferramenta que se tornará o nosso farol de Backlinks estejamos falando.

Sinceramente, tem e oferece alguns serviços que são especiais para investigar a concorrência (o que não tem Search Console do Google) e busca de links tóxicos que são direcionados para sua página web. Seu serviço “Site Explorer” é o que você deve usar para analisar links de entrada. Esta informação é a que levanta usando este site:

  1. Número de Links
  2. Anchor texts mais utilizados
  3. Número de domínios únicos referentes
  4. Links novos
  5. Links perdidos
  6. Tipos de ligações
  7. Domínios que redirecionar o maior número de links

Em “relatórios padrão”, você pode ver a informação de uma forma diferente, classificar e filtrar os dados com outros critérios como, por exemplo, métricas sociais.

3.- Majestic

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A variedade é o gosto e isso Majestic sabe. Tem uma versão gratuita para que você possa começar a usar a ferramenta e também tem sua versão paga, que podemos usar para um análise mais profundo. A ferramenta que todo SEO você vai recomendar é “Bulk Backlink Checker” e você terá que usá-lo seguro em caso de que lidas com muitos domínios com a sua conta. Você pode comparar suas ligações com a concorrência (que ao fim e ao cabo é o que buscamos) e analisar os resultados, como:

  1. Número de links em toda a web.
  2. Detectar os Anchor text sobreoptimizados.
  3. Identificar as redes de ligações tóxicas.
  4. Detectar backlinks fracos.
  5. Ver Redirecionamentos 301.

4.- Semrush

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SEMRush é uma das melhores ferramentas que todo SEO deve ter para poder analisar a sua concorrência, os sites de clientes ou empresa e como não, as suas. É muito intuitiva e fácil de usar, simples como digitar a URL completa do seu navegador e desfrutar das informações obtidas. Como Majestic, conta com uma versão gratuita e versão paga, sendo esta última a mais completa e com mais resultados. SeMRush nos mostra inúmeros e valiosos dados de uma forma muito intuitiva para analisar a estratégia de seus maiores (e menores) concorrentes, as palavras-chave mais relevantes e até mesmo concorrência que tem cada uma. Uma ferramenta indispensável por todas estas razões:

  1. Descubra as palavras chaves que estão gerando tráfego, de certeza que te surpreende errado.
  2. Sugestões de palavras-chave que se tornarão mais fácil o futuro do SEO para cada projeto que você acredita.
  3. Cria-se a par de palavras-chave que você tem bem posicionadas, que vão perdendo qualidade e posicionamento no Google e veja se a sua estratégia de SEO é a correta.

5.- Open Site

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Outra alternativa é Open Site, de MOZ, a atual empresa que regulamenta a nova autoridade de sites É uma ferramenta de uso fácil e rápida e intuitiva, além disso tem versão gratuita e paga, uma tônica que se repete em quase todas as ferramentas. Con esta ferramenta podemos comparar nossa web com outras do setor, a concorrência, o que queremos. Temos também nesta ferramenta a opção de fazer uma análise sobre anchor text, algo muito valioso na atual SEO e os dados obtidos pode-se baixar em nosso computador para criar análises a posteriori.

6.- OpenLinkProfiler

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Outra ferramenta SEO de análise de links mais completa (apenas trazemos qualidade), com a qual poder ver os links recebidos de todo o projeto web e, neste caso, também podemos ver o anchor-text, tipo de link (se é nofollow ou dofollow), a idade do link e mais alguma coisa.
Podemos também, com esta ferramenta, exportar 1000 backlinks no formato .csv. É uma ferramenta 100% gratuita (algo que se agradece) e uma das melhores para analisar os backlinks que vão para o seu site.

7.- CognitiveSEO

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Com cognitiveSEO , obtém-se uma ferramenta de pagamento que nos permite tirar relatórios dos backlinks, fazer análise de links recebidos de outros sites e fazer uma gestão dos mesmos. Um dos flitros que nos oferece, a fim de ter uma ferramenta mais voltada para cada projeto são:

  • Veja os links de entrada
  • Ver a posição do link

Esta ferramentas para analisar Backlinks de entrada mostra , em primeiro lugar, os sites de menos qualidade e você poderá ter uma base de dados actualizada dos piores links que nos levam nosso projeto.

8.- SEO SpyGlass

As melhores ferramentas para analisar Backlinks de entrada

Possui versão paga e gratuita e, nesta última, SEO SpyGlass nos deixa aceder a ver os primeiros 1.100 links recebidos em todos os nossos proectos web, contancdo esta versão gratuita com um máximo de 5 análises por dia (a média do resto de ferramentas). Com SpyGlassh você pode verificar outros fatores de SEO e ver informações do tipo idade do domínio ,anchor text, valor do link, etc.
Ao contrário de todas as anteriores, SpyGlassh não é uma ferramenta on-line, mas que teremos que baixar a aplición do seu site e instalá-lo em nosso computador.

9.- Webmeup

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Outra ferramenta curiosa e interessante é WebMeUp, uma ferramenta de SEO que você pode navegar pelos links do seu projeto web e certificar-se de que os links estão agindo de forma negativa sobre o posicionamento web.

Devemos ter um cuidado extremo com todos esses links que nós possamos duvidar de seu valor, talvez antes, há uns anos atrás tivessem valor, mas agora, teremos que ver de novo, se continuam sendo de qualidade. Tomar medidas contra os links, nunca sai de moda… não como esses links que nada há anos. Esta ferramenta está complentamente em inglês, se você não se sentir confortável neste idioma, passa palavra e troca de ferramenta.

10.- Bing Webmaster Tools

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Ao igual que seu grande concorrente, o Bing vai colocar as baterias bem carregadas e criou Bing Webmaster Tools. Para ter acesso a ele, é necessário se cadastrar em seu site, e, além disso, confirmar a propriedade do site (no mais puro estilo do Google Search Console) e só assim, poderemos acessar as informações sobre os backlinks e outros dados SEO de cada projeto.

Ao igual que o console do Google, esta versão também é gratuita, mas só podemos aceder a informação referente às nossas páginas web e nunca de nossa competência. Pode parecer algo negativo, mas graças a essas características, deixaram o resto de ferramentas para completar o mercado.

11.- Monitorbacklinks

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A ferramenta Monitorbacklinks, só vou destacar o que é diferente do resto, já que tem todas (ou quase todas) iguais ao restante. O que distingue com bastante clareza e qualidade a Monitorbacklinks do resto e por isso que está aqui, é por sua monitorização em tempo real. São tão atentos que, quando você ganhar ou perder algum de seus links, chegará um e-mail com a informação pormenorizada e imediata, mas aqui está o melhor, também se podem enviar um e-mail com os ganhos e perdidos da concorrência… o FLIPA!

Você ainda não experimentas-te?, ¡¡corre já para usá-lo!!

12.- Link Research Tools

As melhores ferramentas para analisar Backlinks de entrada

Ao igual que a maioria das ferramentas é muito útil e simples. Com Link Research Tools você tem uma ferramenta de pagamento, mas com a variedade e quantidade de mini ferramentas internas, um luxo ao alcance de todos e todas para saber a fonte e identificar os inbound links de vários sites e além de poder obter informações sobre eles.

Você poderá baixar em CSV todos os dados para posterior análise com um só clique, tudo fácil e rápido do que no mundo do SEO, vale por dois, já sabeis que quem chega primeiro, dá duas vezes e se podemos nos colocar em primeira posição antes que a concorrência, não podemos perder o momento e há que aproveitá-lo.

13.- RankSignals

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Em RankSignals temos outra ferramenta com a qual é necessário se inscrever em uma conta para poder aceder a informações de links de entrada, ver os anchor text que apontam para o nosso site, tipos de links obtidos, etc.
Mas o melhor deles não é a sua ferramenta de web, mas a sua extensão para o Google Chrome chamada Quick Seo, é uma passada, indispensável em todos os navegadores do mundo SEO.

Comenta se você tem outra ferramenta e incluiremos no blog de seo.

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