5 Pontos-chave para otimizar a sua loja online

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SEO para loja online: Dicas para otimizar o SEO da sua loja

As lojas online podem ser muito diversas, dependendo da plataforma em que são feitas e a quantidade de produtos que eles gerenciam. Quando são grandes e robustas o tema de otimização se torna mais complexo, já que para isso teria que fazer folha por folha, controlar as meta tags de cada uma delas, e até mesmo fazer a pesquisa de palavras-chave para centenas de produtos seria uma tarefa muito difícil, no fim, não seria prático otimizar uma loja on-line da mesma forma que se otimiza um site normal.

Mas com estes 5 pontos-chave, você pode melhorar muito a otimização de sua loja on-line e, desta forma, aumentar a sua visibilidade nos motores de busca. De fato, com as lojas on-line é muito mais fácil alcançar resultados positivos no aumento de tráfego para a página corrigindo alguns detalhes, e o impacto que se pode ter é muito maior em comparação a um site normal e o que vemos dia-a-dia em nossa agência SEO.

Como Otimizar a Home da sua Loja Online

#1 Indexação do site

Antes de mais nada, deve-se assegurar que os motores de busca tenham acesso a todas as páginas de seu site. Para conseguí-lo deve-se considerar a estrutura do mesmo, o site map deve ser acessível a busca e o arquivo robôs tem que estar em ordem. Verifica-se que todas as categorias do site sejam indexadas, porque isso irá permitir que o acesso dos pesquisadores aos produtos seja mais fácil. É muito importante manter o site map XML atualizado, as lojas online costumam atualizar frequentemente o seu estoque de produtos, pelo que o mapa XML tem que estar em dia, sem produtos esgotados e com novos produtos. Para consultar o status de indexação recomendamos usar o Search Console.

#2 Controlando os menus

Para qualquer site nos menus têm que refletir sempre uma estratégia de arquitetura de links internos e, no caso das lojas online, isto deve ser essencial. As folhas ligadas ao menu são aquelas que vão ser mais visitadas pelos bots dos motores de busca, e, portanto, receberiam mais importância e visibilidade. Deve ter em conta que não se podem conectar-se a todas as folhas de uma loja on-line em um só menu já que não seria lógico ou prático. Recomendamos conectar ao menu das categorias principais e as sub-categorias podem apresentar-se em um sub-menu que aparecerá dentro da folha da categoria principal. Procure não desperdiçar os recursos que o pesquisador dedicou ao seu site mandando seus bots todo o tempo com as mesmas folhas. Ou seja, considera que não é necessário repetir os links do top menu no footer, é melhor que o utilize para colocar links para outros landings que não aparecem no top menu.

#3 Otimiza as categorias

Como mencionado no início é impossível otimizar todas as folhas em uma loja online, mas é possível e vale a pena fazê-lo com as categorias. Certifique-se de otimizar as meta tags e procura incluir alguns parágrafos de texto. Normalmente as folhas das categorias incluem apenas links para os diferentes produtos, mas as categorias que tendem a rankear nos buscadores são aquelas que incluem, também, texto, por isso é muito recomendável e pode incluir informações que fale sobre o tipo de produtos da categoria ou qualquer outro dado que sirva para forte que lhe permitirão posicionar com as palavras-chave que você definiu como seu objetivo, a localização deste texto seja no início ou final da folha não afectará a sua função.

#4 Estrutura dos dados

Usa dados estruturados para melhorar a apresentação dos produtos nos resultados dentro dos buscadores. Você pode fazer um presente, de uma forma muito ordenada, os dados sobre o seu produto como opiniões, preço e disponibilidade, tal como mostra o seguinte exemplo:

#5 de conteúdo Duplicado

Cuida o duplicado de conteúdos, anteriormente recomendou-se a não desperdiçar os recursos que os bots passam o rastreamento de seu site e duplicar o conteúdo, além de mostrar a má qualidade do site, também faz com que você mal gasto o orçamento de rastreamento que foi dedicado ao mesmo. Um produto tem que ter um único URL embora esteja presente em diferentes categorias, no caso de que não possa fazer, por motivos técnicos, então use um tag canonical para informar ao pesquisador a versão principal do URL. Evita, também, criar sub-categorias duplicadas embora possam pertencer a mais de uma classe principal, por exemplo, se a sua loja online vende protetores solares, não tem nenhum caso apresentar a sub-categoria de protetores solares sob a categoria de mulher e outra sub-categoria de protetores solares sob a categoria homem.

Com estas recomendações, a sua loja online, você estará mais bem otimizada e você poderá notar melhores resultados em visitas para o seu site que se podem converter em vendas.

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